Moã, charme em Mucugê

20 de junho de 2025

Mucugê, no coração da Chapada Diamantina,  é o endereço do Moã Hotel de Charme, um espaço onde elegância e conforto se encontram para a melhor experiência de viagem.

Entre as montanhas da Serra do Sincorá, está a pequena cidade de Mucugê com seus 178 anos de idade e muita história. É esse recanto da Chapada Diamantina que abriga o Moã Hotel de Charme, um hotel que reabre suas portas após passar por mudanças de conceito e estrutura, mas sem perder a essência da hospitalidade e da conexão com a natureza. 


Em 2020, como Villa Santo Antônio, o Hotel começa sua trajetória em uma casa linda e acolhedora, abrigo para viajantes ansiosos em conhecer as belezas da região. Agora, como Moã, esse cuidado no bem receber ganha elegância e sofisticação, incrementando a experiência de viagem dos que buscam o melhor de Mucugê. 


Como anfitriões dessa hospedagem charmosa, estão Samuka e Kaê, seu filho, seguindo a trajetória traçada há anos atrás. Aliás, em tupi-guarani, é esse o significado de Moã: caminho, trilha, estrada, que sempre convida a conhecer algum lugar e, aqui, o percurso está à altura do destino. Aceite o convite!


A Chapada Diamantina 


Cachoeiras grandiosas, vegetação selvagem e bela, trilhas com paisagens panorâmicas, cavernas desafiadoras e charmosas cidades em cerca de 32 mil km2  - assim é a Chapada Diamantina,  no coração da Bahia. Tanta riqueza geográfica  a fazem um dos melhores destinos do Brasil para quem busca aventura e ecoturismo. 

É lá que estão atrações naturais muito conhecidas, como a Cachoeira da Fumaça, o Poço Azul, o Morro do Pai Inácio, a Pratinha, o projeto Sempre Viva. Além do patrimônio natural, a Chapada Diamantina guarda um conjunto do patrimônio arquitetônico cultural riquíssimo, tombados pelo IPHAN e IPAC, em cidades como  Mucugê, Lençóis, Igatu, Rio de Contas, verdadeiros museus a céu aberto com a história da mineração de diamante na Bahia e no Brasil.


Parque Nacional da Chapada Diamantina 

Parte da riqueza natural da região está preservada dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Criado em 1985, tem o principal objetivo de cuidar dos ecossistemas da Serra do Sincorá e conservar suas nascentes, com destaque para o principal rio baiano, o Paraguaçu. 

Para conhecer as belezas do Parque Nacional da Chapada Diamantina as melhores cidades base são Lençóis, Mucugê, Andaraí e  Vale do Capão. O acesso se dá, na maioria das vezes, por meio de caminhadas, de diversos níveis de esforço, mas sempre com uma paisagem que faz valer cada passo.


Mucugê, encanto histórico da Chapada Diamantina

Mucugê é uma das jóias do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Suas ruazinhas de pedra, repletas de casarios coloniais coloridos, convidam a caminhadas sem pressa, revelando uma cidade que preserva com orgulho sua identidade. 

Entre as preciosidades arquitetônicas da cidade, destaca-se o Cemitério Bizantino, uma construção única no Brasil, com túmulos brancos em estilo neogótico que impressionam tanto pela beleza quanto pelo simbolismo. Integrado à paisagem montanhosa da região, o cemitério é um dos pontos turísticos mais visitados e fotografados. 

Mucugê é também um excelente ponto de partida para explorar as belezas naturais da Chapada Diamantina. A região conta com trilhas que levam a rios cristalinos e cachoeiras de fácil acesso, ideais para banhos revigorantes. Outro destaque é o Projeto Sempre Viva, que preserva uma  florzinha minúscula endêmica na região, a sempre viva. Graças a esses e outros roteiros, Mucugê encanta pela harmonia entre natureza, cultura e história e merece sua visita  em qualquer época do ano.

20 de junho de 2025
Mucugê é um dos destinos mais encantadores da Bahia para curtir o São João. Tradição, casas decoradas, comidas típicas e muito forró - tudo em meio ao friozinho gostoso da Chapada Diamantina. Quer saber o que te espera por lá? Vem descobrir!